sexta-feira, 21 de maio de 2010

Dia Mundial da Diversidade Cultural 2010


A Coligação Portuguesa para a Diversidade Cultural assinala hoje o dia Mundial da Diversidade Cultural saudando e apoiando a candidatura do Fado a património cultural e imaterial da Humanidade

Lisboa, 21 de Maio de 2010

. A Coligação Portuguesa para a Diversidade Cultural (CPDC), assinala o Dia Mundial da Diversidade Cultural, que se comemora hoje, anunciando a conclusão de mais uma importante etapa no seu processo de constituição. A Coligação visa reunir todas as associações dos sectores da Criação; da Interpretação; da Produção; da Gestão Colectiva; da Investigação e da Divulgação em prol da defesa e promoção da criação cultural à escala mundial, num ambiente de diversidade que inclua as zonas periféricas do planeta, contribuindo para a riqueza civilizacional.

. As entidades promotoras da CPDC saúdam e apoiam neste dia a candidatura do FADO a património cultural da Humanidade, considerando-a um excelente exemplo do que importa fazer em termos de desenvolvimento e preservação da Diversidade Cultural na cultura do Sec. XXI, e comprometem-se a promover e divulgar, junto das coligações internacionais suas congéneres, esta iniciativa patrocinada pelo Museu do Fado.

. São membros fundadores e participantes dos trabalhos preparatórios de constituição da COLIGAÇÃO PARA A DIVERSIDADE CULTURAL: a AICTP - Associação de Imagem Cinema Televisão Portuguesa; a ANTA - Associação Nacional do Teatro Amador; a Associação Portuguesa de Críticos Literários; a Associação Portuguesa de Escritores; a Associação Portuguesa de Realizadores de Cinema; a Associação Portuguesa de Tradutores; a Casa da Imprensa; o CEM – Centro em Movimento; a CPAV - Centro Profissional do Sector Audiovisual; a GDA – Cooperativa de Gestão dos Direitos dos Artistas, Intérpretes ou Executantes, C.R.L.; o Pen Clube Português; a REDE – Associação de Estruturas para a Dança Contemporânea; o Sindicato dos Músicos; o Sindicato dos Trabalhadores de Espectáculos; a Sociedade Nacional de Belas Artes e a SPA - Sociedade Portuguesa de Autores, C.R.L.


INFORMAÇÃO COMPLEMENTAR

. A CPDC tem como principais objectivos a promoção da adopção de políticas culturais conformes aos objectivos da diversidade cultural, criando um espaço de diálogo onde a informação possa circular dos grandes centros culturais para as periferias e vice-versa, valorizando a experiência e promovendo o debate entre todos os que desenvolvem a actividade cultural longe dos centros de decisão.

. Afirmando-se como uma entidade aberta à participação de todas as associações e agentes culturais nacionais, a CPDC quer promover a democratização da cultura através da descentralização e da desburocratização da informação relacionada com as iniciativas culturais, enquanto ferramentas imprescindíveis na construção do equilíbrio entre o desenvolvimento económico e tecnológico e a preservação e desenvolvimento da diversidade cultural.

. Alinhada com os princípios da Declaração Universal da UNESCO sobre a Diversidade Cultural e com a Convenção da UNESCO sobre a Protecção e Promoção da Diversidade de Expressões Culturais, a CPDC afirma-se como defensora da multiplicidade das identidades culturais dos povos e do valor intrínseco do bem cultural por si mesmo, enquanto elementos decisivos na construção e valor civilizacionais, que importa preservar num tempo de uniformização cultural à escala global e excessiva dependência da valorização económica da cultura.

. Alertando para a necessidade de defender a criatividade e a riqueza das produções culturais oriundas das zonas periféricas a CPDC quer privilegiar as representações da diferença, como elementos decisivos para que o respeito e a compreensão entre os povos se fortaleça, criando condições mais propícias a um mundo de paz e está consciente da dimensão da transformação que se está a operar e do papel que Portugal poderá ter neste contexto, bem como de que tal tarefa exige uma ampla conjugação de esforços dos vários sectores da sociedade portuguesa. Deste modo a CPDC propõe-se ser o elemento dinamizador de um amplo debate com vista a gerar um leque vasto de ideias que possam suportar a construção da Diversidade Cultural em Portugal e no resto do mundo.