sexta-feira, 22 de maio de 2009

Apresentação

A Coligação Portuguesa para a Defesa da Diversidade Cultural pretende ser o fórum onde todas as organizações e entidades com ligação à cultura e aos ofícios artísticos possam debater os seus interesses comuns.
 
A UNESCO através da Convenção para a Protecção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais, promulgada em 2005, passou, a partir dessa data, a celebrar, a 21 de Maio, o Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento. O objectivo desta iniciativa é a promoção de uma visão integrada da cultura tendo em conta o desenvolvimento, a inovação, o diálogo e a coesão social, daí ser importante a ratificação por um cada vez maior número de países a nível internacional.

 

A protecção dos bens culturais nos acordos económicos internacionais, iniciada nos anos 90 com os acordos “Free Trade”, evoluiu para o conceito de Diversidade Cultural, em que os bens culturais passam a ser definidos como personificando uma identidade e uma cultura, não podendo ser comercializados como os outros bens, daí ser importante a adesão do maior número de países a esta Convenção para que a mesma ganhe força.

 

Com a entrada em vigor desta Convenção nos países que a ratificaram, como é o caso de Portugal, que o fez no dia 17 de Março de 2007, um dia antes da sua entrada em vigor, as expressões artísticas como o cinema, a música, as artes plásticas, a dança, o teatro e a literatura passam a estar mais protegidas face às pressões dos grandes grupos económicos, não correndo o risco de desaparecer enquanto formas de identidade própria de um país ou de um povo.
 

Sobre a Coligação Portuguesa para a Defesa da Diversidade Cultural

A Coligação Portuguesa para a Defesa da Diversidade Cultural pretende agregar um conjunto de organizações de profissionais da cultura que, enquanto espaço de reflexão e intervenção, possa influenciar a adopção de políticas de apoio à diversidade da expressão cultural.

A Coligação Portuguesa para a Defesa da Diversidade Cultural foi constituída em Outubro de 2005 pelas seguintes organizações: Associação Nacional do Teatro de Amadores, Associação Portuguesa de Críticos Literários, Associação Portuguesa de Realizadores, GDA- Cooperativa de Gestão dos Direitos dos Artistas, Pen Clube Português, Sindicato dos Músicos, Sindicato dos Trabalhadores de Espectáculo, Sociedade Nacional de Belas-Artes, Sociedade Portuguesa de Autores. Recentemente aderiram à Plataforma a AIP (Associação de Imagem Cinema-Televisão Portuguesa), o CEM (Centro em Movimento) e o CPAV (Centro Profissional do Sector Audiovisual). A Plataforma está aberta à adesão de outras organizações culturais.


Dia Mundial da Diversidade Cultural 2009

A Coligação Portuguesa para a Diversidade Cultural, no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Diversidade Cultural, realizou no dia 21 de Maio, Dia Mundial da Diversidade Cultural, um colóquio onde foram colocados a debate três temas-chave: “Políticas Culturais e Economia da Cultura”, “Práticas Culturais - As pontes do Alkantara” e “O papel das Associações de Defesa da Diversidade Cultural”.

 

Este colóquio, que teve lugar na Fábrica de Braço de Prata, contou com uma introdução feita pelo moderador Manuel Frias Martins, e com as intervenções de Catarina Vaz Pinto e Pedro Wallenstein, sobre “Políticas Culturais e Economia da Cultura”; Catarina Saraiva, no painel “Práticas Culturais – As pontes do Alkantara”, e Vanda Guerra, que, em substituição de José Jorge Letria impossibilitado de comparecer, dedicou a sua intervenção ao tema “O papel das Associações de Defesa da  Diversidade Cultural”.

Esgotado o painel, a sessão foi ainda enriquecida com intervenções originadas na audiência que, ora questionando os oradores, ora expondo as suas ideias, contribuíram para tornar a experiência ainda mais gratificante.

A Coligação agradece o grande apoio dado, mais uma vez, pela Fábrica Braço de Prata, através da pessoa do Professor Nuno Nabais.